segunda-feira, 8 de maio de 2017

Quem é o seu líder?

(texto produzido por colega dos Correios)  

Liderança não se impõe, se conquista. Não é refém de um cargo, função ou status. Pode surgir em qualquer posição organizacional ou social. O líder pode estar ao seu lado, pode ser o seu chefe, pode ser o seu subordinado, pode estar em você.

Então, quem é o líder? Sobretudo, é aquele que inspira; que carrega em sua voz e em suas ações o poder de movimentar as pessoas na direção de um fim comum; é aquele capaz de ouvir e se colocar no lugar do outro; que se envolve e se dedica a um propósito comum; é aquele capaz de ir além dos próprios interesses; que entende que não é possível evoluir, senão em conjunto com aqueles que lhe cercam; é aquele capaz de ver o todo ao mesmo tempo que enxerga a individualidade de cada um; que sabe da importância de respeitar as diferenças para se chegar mais longe.

Quem não é líder? A autoridade, por si só, não é um líder. O cargo ou função sem liderança não se mantém. O líder não apenas diz, ele mostra. O líder não abafa, ele ouve. O líder não engana, ele é verdadeiro. O líder não é absoluto, ele aprende. O líder não exclui, ele integra. O líder não castiga, ele ensina. O líder não julga, ele respeita. O líder não descredibiliza, ele acredita. O líder não evita, ele enfrenta.  O líder não desiste, ele insiste.

Onde está o líder? Ouvimos que a humanidade está carente de liderança. Não é preciso vestir uma fantasia de super-herói ou uma coroa para ser um líder. Não se lamente por não ter um chefe inspirador, inspire aqueles que estão próximos a você. Não reclame por não ser ouvido, ouça verdadeiramente aqueles que lhe cercam. Não tema o crescimento daqueles que estão subordinados a você, prepare-os para sucedê-lo.  Se não há um líder, lidere. E se há, junte-se a ele. Não se subestime: a liderança transformadora está ao alcance de cada um de nós.

Enquanto você espera por alguém para lhe inspirar, o “vento” lhe move para qualquer lugar ou para lugar algum. Não espere que lhe mostrem o caminho, diga qual é a direção!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário