quinta-feira, 18 de maio de 2017

Demissão Motivada

Nos últimos dias, tenho recebido diversas mensagens e telefonemas de colegas, preocupados com as declarações feitas pela direção da Empresa em matérias trazidas na imprensa sobre demissão motivada.

Uma destas mensagens, recebida de colega lotado na DR/AM, que transcrevo a seguir, ilustra bem as aflições pelas quais estão passando os ecetistas.

"Prezado Conselheiro,
Tamanha é a preocupação em relação a um futuro incerto dos empregados dos Correios, que solicito vosso apoio em nos esclarecer a respeito das Demissões Motivadas, pós PDI.
Principalmente, qual é a esperança e como fica a mente de um empregado, hoje com 57 anos de idade, 35 anos de serviços prestados nos Correios, aposentado pelo INSS, mas em plena atividade vestindo a camisa dos Correios, ou seja, pagando com seu trabalho o seu custo para a Instituição, como informado, esta pessoa dedicou sua vida inteira aos Correios, e hoje está sendo tratado com severas e vergonhosas ameaças de demissão caso não faça adesão ao PDI. É notório que haverá perdas financeiras com sua saída no PDI, pois nessa dedicação exclusiva aos Correios, constituiu família, criou seus filhos, ajuda, inclusive financeiramente, pessoas de seu convívio que, apesar de buscarem, não conseguiram colocação no mercado de trabalho, e jamais imaginou que um dia seria intitulado como descartável para "enxugar a folha".
Esse terrorismo divulgado pela atual Gestão dos Correios, claramente despreparada, é verdadeira?
O senhor teria/saberia como “dar uma luz” para as pessoas que se encontram na situação acima relatada, pois a insegurança e o pânico tomaram conta do senso comum devido essas ameaças.
Outra situação divulgada é que se os elegíveis não aderirem ao PDI, serão demitidos apenas com verbas rescisórias, sem direito ao plano de saúde? ..."

Aos colegas que me indagam sobre esses temas, tenho informado o seguinte:
a) o momento de decisão de aderir ou não a um plano de demissão incentivada deveria ser de muita calma, informação e apoio, de forma que as pessoas pudessem tomar sua decisão com a segurança necessária;
b) enfatizar o tema demissão motivada durante o transcurso de um PDI é algo extemporâneo, desrespeitoso e até irresponsável;
c) não tenho outras informações sobre o assunto, ou seja, como os demais colegas apenas leio a respeito nas matérias publicadas.

Penso, ainda, que o governo deveria estar preocupado em assegurar que suas estatais fossem dirigidas por pessoas realmente muito qualificadas, que soubessem aproveitar ao máximo o quadro de trabalhadores dessas empresas, e não em ampliar a quantidade de pessoas desempregadas no Brasil. Além disso, a Empresa deveria estar muito empenhada em tentar reter de alguma forma o conhecimento acumulado pelos trabalhadores que sairão no PDI e não em acelerar a saída desses. 

Uma grande empresa como os Correios precisa tratar seus trabalhadores com respeito, não cabendo culpá-los ou penalizá-los por um desequilíbrio financeiro causado por atos de gestão adotados pelo acionista e pela direção. 

4 comentários:

  1. Caro conselheiro Marcos,
    Concordo que é desrespeitoso a forma como tem sido condusidas estas Demissões Incentivadas, infelizmente, diferente de outros países, aqui não se precebe apreço pela sabedoria que estes senhores e senhoras acumularam ao longo de sua carreira na empresa e por isso inexiste um plano de absorção deste conhecimento, que certamente nos fará falta. Contudo, penso também, que assim como nos preparamos para entrar na empresa, estudando ou realizando cursos, devemos nos preparar para aposentadoria, preparando os novos sucessores, esta deveria ser a postura da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, há muito que pode ser feito pela Empresa para que as pessoas se preparem e se retirem bem.

      Excluir
  2. Senhor Conselheiro, você não disse nada que já não soubéssemos. Isso é terrorismo, e o mínimo que deveriam fazer, seria esclarecer essa situação de Demissão Voluntária.

    ResponderExcluir
  3. Alberto, sugiro que encaminhe indagação a respeito para o Canal Aberto com a Diretoria, link na página inicial da intranet.

    ResponderExcluir