segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Sobre privatização e direção qualificada

Respondo diariamente a perguntas de colegas sobre a possibilidade de a Empresa ser privatizada.
Em minha opinião, a Empresa presta serviços de cunho nitidamente público, o que a credencia a continuar sendo vista como parte integrante do Estado, em consonância com as previsões constitucionais e legais existentes.
Com bons resultados, adequada qualidade de serviços e equilíbrio econômico-financeiro, os Correios poderiam continuar sendo um exemplo de organização estatal que cumpre bem sua missão. Não vejo nenhuma impossibilidade nisso, pois a Empresa possui ótimos fundamentos, uma infraestrutura portentosa já instalada e um quadro de pessoal experiente. A própria história da Empresa é prova disso.
O que lhe falta então para retomar esse trilho?
A resposta é simples e direta: uma gestão qualificada, à altura das necessidades de uma grande organização.
A fórmula de loteamento político está esgotada e já se mostrou completamente ineficaz e nociva.
Uma grande empresa merece uma direção à altura de seus desafios, que cumpra à risca todas as exigências legais existentes para o exercício do cargo de dirigente e se disponha a liderar de fato a organização, assegurando seu desenvolvimento. 
Dirigir os Correios não é uma tarefa banal, que possa ser confiada a um indicado político para agradar seu padrinho, seja ele quem for.
O Estado precisa que seus investimentos - suas estatais aí incluídas - sejam muito bem geridos, com profissionalismo e técnica. E isso vale também para os Correios, pois, diferentemente do que pensam alguns que só conhecem a Empresa pelo carteiro de sua rua ou por uma agência de seu bairro, trata-se de uma organização complexa e de grande porte, que está entre as 20 maiores empresas de correios do mundo em faturamento, contando com mais de 115.000 empregados diretos, o que demandaria de seus dirigentes, entre outras coisas, experiência em gestão estratégica de grandes empreendimentos de porte similar aos Correios e conhecimento dos negócios onde a Empresa atua.
Ainda espero que nossos governantes percebam esse quadro e corrijam os rumos que parecem hoje colocados, pois será lamentável ver o Governo Federal mais à frente falando em privatização por não ter escolhido bem os dirigentes dos Correios. Um erro não pode levar a outro.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

1º Workshop Design Thinking de Marketing Direto

Na manhã desta sexta-feira (12/08), participamos do encerramento do 1º Workshop Design Thinking de Marketing Direto.

O workshop promovido pela VIPOS possibilitou o desenvolvimento preliminar de uma série de ideias muito interessantes relacionadas ao segmento de Marketing Direto.

Oportunidades como esta são valiosas, pois reforçam a convicção de que a Empresa conta com trabalhadores interessados e capazes de inovar, por um lado, e um manancial de possibilidades de negócios por outro. Ligar esses pontos pode ser o caminho do sucesso.





domingo, 7 de agosto de 2016

Heróis anônimos

Há alguns meses atrás, a instituição de uma CPI dos Fundos de Pensão era apenas uma ideia que mobilizava os dirigentes da ADCAP e alguns parlamentares. Naquela oportunidade, dois colegas tiveram papel decisivo, que começou com a coleta de assinaturas para a instituição da CPI. Podemos dizer hoje, sem exagero, que não fosse o trabalho deles não teria havido a CPI.

A assídua e efetiva participação dos dois colegas nas diversas reuniões da Comissão e seus contatos frequentes com os parlamentares que integravam a Comissão mantiveram sempre acesa a chama do interesse público nos trabalhos da CPI. Jackson e Pedro foram os embaixadores das centenas de milhares de vítimas dos problemas de gestão do POSTALIS, lembrando sempre aos deputados que eram pessoas assim que haviam sido lesadas. E, dessa forma, escreveram um capítulo importante da história.

Reconhecimento

Na última sexta-feira, participei, a convite da direção da ADCAP, de homenagem ao colega Pedro Célio, que recebeu uma placa comemorativa de "Sócio Benemérito" da associação (foto). Jackson havia recebido placa semelhante em outro evento da associação.

São homenagens mais que justas, para dois colegas que muito nos orgulham, por sua dedicação e por seu empenho. As muitas horas de suas vidas dedicadas à missão de fazer acontecer a CPI dos Fundos de Pensão beneficiarão centenas de milhares de pessoas, que poderão, a partir dos trabalhos da CPI, recuperar pelo menos parte do que foi desviado de seus fundos de previdência.

Parabéns ao Jackson e ao Pedro!

Vocês são nossos heróis anônimos que fizeram diferença!

Muito obrigado por nos representarem tão bem no Congresso durante a CPI dos Fundos de Pensão!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Carta do Conselheiro - 03/08/2016

Encaminhamos aos colegas uma carta a respeito da reunião extraordinária ocorrida hoje (03/08/16), para posse de um novo conselheiro e eleição de novos vice-presidentes dos Correios.
Leia aqui a Carta do Conselheiro.