terça-feira, 12 de julho de 2016

Crise ou uma grande e vigorosa empresa?

Pense numa empresa que já fez os investimentos necessários para montar uma infraestrutura de abrangência nacional, que tenha em seu porta-fólio serviços lucrativos e líderes de mercado há vários anos e que esteja entre as 3 instituições que gozam de maior confiança da população.

Que tal acrescentar mais um pouco: uma moderna legislação que não limite a atuação da empresa e segmentos de negócios promissores a serem ainda desenvolvidos conforme apontam benchmarks internacionais.

Pois é! Nem parece, diante do noticiário recente que só tem focalizado problemas, mas estamos falando dos Correios, uma empresa que tem tudo para se desenvolver, mas que hesita em decolar.

Entender em profundidade essas características peculiares dos Correios e utilizá-las como alavancas para resultados é o principal desafio da direção.

Não se trata de algo impossível e nem mesmo difícil. A imensa maioria das empresas brasileiras estaria muito melhor se tivesse pelo menos algumas das características que listamos no início - infraestrutura já construída, serviços em liderança de mercado, confiança do mercado, legislação favorável e segmentos de negócios promissores a desenvolver.

Assim, diferentemente do que ocorre com outras organizações e com setores inteiros da economia, a crise que se anuncia para os Correios não decorre de problemas no mercado, mas tão somente de gestão.

Com uma direção que compreenda e valorize os diferenciais competitivos dos Correios, a empresa pode voltar rapidamente ao equilíbrio e, em seguida, buscar o curso de desenvolvimento vislumbrado em seu planejamento estratégico.

A solução para os Correios é, portanto, muito simples; só depende de competência técnica da direção, para aproveitar bem as forças e potencialidades da Empresa.

2 comentários:

  1. Prezado Marcos Cesar, bom dia!
    A respeito da matéria: "Crise ou uma grande e vigorosa empresa?", a oportunidade está presente no seio da ECT e o que precisa ser vencido é o medo de progredir e a sanha empregada pelo DECOD e seus diversos mecanismos de combate à corrupção, que ao invés de agir em benefício da própria empresa insiste em condenar trabalhadores honestos e decentes que por décadas ajudaram a posicioná-la com se encontra hoje, preparada para novos desafios! Comungo com a lúcida percepção e acredito que estas dificuldades conjunturais, tanto na ECT quanto no Postalis, serão vencidas com coragem e tino empreendedor! Não tenhamos medo de agir para continuar a enfrentar os desafios a despeito da pecha de que a corrupção, na ECT, é endêmica, o que refuto prontamente! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Essa restruturação está afundando os Correios. Os nossos mais talentosos profissionais estão sendo relegados. Muitas funções estratégicas estão sendo ocupadas por pessoas sem experiência por causa da ingerência política. Senhor conselheiro, denuncie este cenário às autoridades (MPF, PF, etc.). Temos tantos profissionais capacitados e nossa empresa permite a entrada de alienígenas com altos salários. Antes nossa empresa era cobiçada para ser local de trabalho. Hoje muitos técnicos e analistas estão saindo em função do desencantamento, de tanto verem as pífias atuações de gestores ruins. Senhor conselheiro, insurja-se fortemente contra isso. Denuncie, vote contra. Estamos do seu lado mais precisamos ver resultados.

    ResponderExcluir