quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Informativo - outubro/2013


Fazendo Acontecer
Encaminhamos por e-mail o Informativo - outubro/2013, contendo informações gerais sobre as duas reuniões ocorridas no mês de outubro/2013.

Preocupação com a divulgação de resultados

Desde as primeiras reuniões do Conselho de Administração em que participei, defendi a importância de se dar mais conhecimento aos trabalhadores da situação econômico-financeira da Empresa e também do Postalis.
O conhecimento da real situação da Empresa e de nosso fundo de pensão é fundamental não só para os dirigentes, mas também para todo o corpo funcional, já que soluções para redução de custos ou para aumento de receitas sempre passarão pelo recurso mais valioso da Empresa – seus trabalhadores.
Nestas duas semanas, ouvi de vários colegas da administração central que tinham gostado bastante de ouvir as apresentações que a equipe da VIEFI tem feito nas áreas, exatamente nessa linha de oferecer aos trabalhadores, de todos os níveis, mais informações sobre o quadro presente, além de responder as questões formuladas pelo pessoal. Soube também que estariam sendo feitas videoconferências com as Regionais, sobre o mesmo tema.
A construção de uma boa empresa depende de ações assim, que busquem transparência e alinhamento de visões.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Carta aberta à Diretoria Executiva da ECT

Recebi ontem cópia de uma carta aberta enviada pela ADCAP, ANAPOST e FINDECT à Diretoria Executiva da ECT. A correspondência versa sobre a substituição do Diretor Financeiro do POSTALIS e pode ser lida no link.

Plano de Incentivo à Aposentadoria


Nas últimas semanas, recebi inúmeras mensagens de colegas solicitando informações sobre um PDV que estaria sendo apreciado pela direção da Empresa. De alguns, recebi até mesmo cópias de documentos que estão circulando oficiosamente na Empresa.

Aos colegas que me indagaram, tenho respondido que apoio a adoção de um plano de incentivo ao desligamento/aposentadoria, por entender que é benéfico aos trabalhadores e à Empresa, entretanto, por ser empregado e haver a possibilidade de estar no conjunto de elegíveis - empregados que poderão aderir a um plano desse tipo (dependendo dos critérios que forem adotados), não poderei participar das discussões e votações a respeito desse tema no Conselho de Administração.

Situações assim configuram conflito de interesses e o conselheiro não pode participar, conforme definição legal. A Lei nº 12.353/10 veda a participação do conselheiro eleito pelos empregados nas discussões e votações de algumas matérias entre as quais estão "benefícios e vantagens".

Objetivando atender esses trabalhadores que me consultaram sobre o tema, encaminhei algumas das indagações recebidas à equipe da VIGEP, sugerindo que, logo que possível, divulguem algo a respeito, já que o interesse no assunto é muito grande.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pagamento de diferenças



Muitos colegas têm perguntado sobre o pagamento das diferenças. Hoje, a Empresa informou a respeito no Primeira Hora, conforme abaixo:
Pagamento das diferenças — Após o julgamento do dissídio pelo Tribunal Superior do Trabalho, em que o tribunal referendou a proposta da ECT, mantendo o reajuste de 8% nos salários e 6,27% nos benefícios, a empresa poderá estender a todos os empregados as vantagens financeiras dos acordos firmados com os sete sindicatos.
A próxima Folha de Pagamento já será atualizada com o novo percentual e terá também o crédito das diferenças dos salários referentes aos meses de agosto e setembro para aqueles que ainda não receberam, isto sem falar do pagamento da promoção por antiguidade a todos que fizerem jus.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Tarifas - conseqüências da não atualização



"Quais as consequências de não atualizar os preços dos serviços dos Correios?"


Uma das atribuições do Conselho de Administração é aprovar os novos preços dos serviços postais, para submeter a proposta ao Ministério das Comunicações, que, por sua vez, encaminha a proposta ao Ministério da Fazenda.
A atualização dos preços dos serviços postais é fundamental para manter a saúde financeira dos Correios, pois os recursos adicionados servem para equilibrar as receitas ao aumento dos custos e para possibilitar os investimentos na modernização da Empresa.
Várias situações levam ao aumento dos custos de produção dos Correios, tais como: a) a expansão das áreas de entrega, para levar o serviço postal a mais localidades e a entrega postal a mais endereços que surgem com o crescimento das cidades; b) a ampliação das linhas de transporte, atualização e aumento da frota de veículos; c) a atualização e aumento dos salários; d) o aumento do número de profissionais do quadro permanente; e) a automação e informatização das operações; dentre outros.
Como todos sabemos, a Empresa trabalha com margens apertadas. Assim, quando chega o momento de reajustar os preços não se pode perder tempo. Nesse sentido, o Conselho de Administração aprovou em 29/05 as novas tarifas para os serviços de carta, cartão postal, FAC e malote. Após isso, o tema seguiu para o Ministério das Comunicações e de lá para o da Fazenda, onde se encontra desde então. Essa demora tem como implicação direta a perda, nestes quase cinco meses, de mais de 200 milhões de Reais de receita para os Correios.
Essa inércia do Governo Federal implicará perdas irrecuperáveis para o resultado da Empresa neste ano e, por consequência, redução da PLR de 2013 a ser paga em 2014.
No Conselho, permaneceremos apontando enfaticamente o problema, afinal cabe a todos os conselheiros zelar pela sustentabilidade da Empresa. Precisamos cobrar mais atenção para este assunto do Ministério das Comunicações e do Ministério da Fazenda.